PRESIDENTE DA AFAG PARTICIPA DE REUNIÃO TÉCNICA NO MINISTÉRIO DA SAÚDE.

 

Nesta quarta-feira (3) a presidente da AFAG, Maria Cecília Oliveira, esteve em Brasília para participar de uma Reunião Técnica com os Departamentos de Ações Programáticas Estratégicas-DAPES, Atenção Especializada e Temática-DAET e Atenção Hospitalar e de Urgência-DAHU da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Coordenação Geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde CGMAC/MS e a Coordenação Geral da Saúde da Pessoa com Deficiência /DAPES/SAS para debater as políticas elaboradas pelo MS sobre Assistência Ventilatória não Invasiva.

O encontro também contou com a participação de representantes da MOVELA, ABLE, APADEF E ABRELA. Na reunião foi debatida a Política de Atenção a Pessoa com Deficiência que compreende um programa que disponibiliza ventilação não invasiva e outros serviços de atenção, inclusive em domicilio, para pacientes com limitações de locomoção, como é o caso de muitos pacientes com doenças Neuromusculares graves.

Durante o debate as organizações convidadas apresentaram a realidade enfrentada pela maioria dos pacientes. Uma das principais questões abordadas foi sobre a dispensação dos aparelhos para ventilação não invasiva, que mesmo previsto na Portaria do MS, o acesso pela maioria dos pacientes aos aparelhos ainda é por meio judicial, o que para o entendimento dos grupos representa um gasto muito maior para o Estado e um tempo de espera que prejudica o paciente.

Também segundo as associações uma das principais razões que impede o acesso do paciente aos serviços constantes da Portaria de Atendimento a Pessoa com Deficiência é a falta de acompanhamento e fiscalização do programa pelo próprio Ministério Saúde. Sendo assim, o grupo de associações soliciou aos coordenadores do programa a criação de uma avaliação afim de controlar a qualidade e a correta implementação do serviço em cada localidade.

Para saber mais detalhes sobre a reunião acesse a reportagem do presidente do MOVELA, Jorge Melo: http://migre.me/uzxhS

O post PRESIDENTE DA AFAG PARTICIPA DE REUNIÃO TÉCNICA NO MINISTÉRIO DA SAÚDE. apareceu primeiro em .


Source: AFAG