Dia Mundial de Conscientização do Angioedema Hereditário.

16 de maio é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Angioedema Hereditário (AEH) uma doença genética rara, autossômica dominante, o que significa que os pais têm 50% de probabilidade de passar a mutação no gene que causa o AEH para os filhos. O AEH é causado pela deficiência do inibidor de C1 esterase, uma glicoproteína que age em processos inflamatórios junto aos anticorpos.

A doença é caracterizada principalmente por crises com inchaços ou angioedemas (angio = vaso sanguíneo e edema = inchaço), além de dores abdominais. Essas crises podem ser causadas por traumas, estresse, mudança de temperatura, tratamento dentário, cirurgias, endoscopia, exercício físico ou mudanças hormonais. Os inchaços acometem os tecidos cutâneos das extremidades, face, membranas mucosas do trato intestinal, laringe e outros órgãos internos. Em geral é doloroso, debilitante e pode levar à morte.

Por se tratar de uma doença que apresenta sintomas que podem ser confundidos com outras manifestações clínicas, a divulgação e conscientização sobre o AEH é fundamental para salvar vidas e proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes

O post Dia Mundial de Conscientização do Angioedema Hereditário. apareceu primeiro em .


Source: AFAG