Associações de Pacientes se reúnem para lutar pelo direito ao tratamento subsidiado pelo governo.

Neste sábado (30) o Movimento Minha Vida Não Tem Preço volta às ruas, em 6 cidades do Brasil, para reivindicar os direitos de pacientes com doenças raras e graves na 3ª Mobilização Pela Vida. As manifestações marcam um ano desde a paralização do processo que tramita no Supremo Tribunal Federal e julga a obrigatoriedade do Estado em fornecer medicamentos de alto custo. O pedido de vistas foi feito pelo ex-ministro, Teori Zavascki, morto em janeiro de 2017.

Este sábado pacientes, amigos, profissionais e familiares se reúnam no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vila Velha (ES), Guarantã do Note (MT), Maceió (AL) e Fortaleza (CE).

O Movimento reivindica o comprometimento do Estado na criação de Políticas Públicas que assistam esses pacientes, bem como a entrega dos medicamentos já inseridos em protocolos do Sistema Público de Saúde e tratamentos garantidos aos pacientes por determinações judiciais. O desabastecimento das farmácias e o não cumprimento da entrega de medicamentos tem prejudicado milhares de pacientes que não encontraram outra opção a não ser interromper o seu tratamento, muitos deles comprometendo sua saúde de forma irreversível.

Diante deste cenário o Movimento tomou várias frentes e mobilizações, e criou um abaixo assinado online (www.change.org/minhavidanaotempreco ) onde já constam mais de 500 mil assinaturas.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 2 pessoas, céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 16 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo

O post Associações de Pacientes se reúnem para lutar pelo direito ao tratamento subsidiado pelo governo. apareceu primeiro em .


Source: AFAG